Meu
nome é José Carlos Lobo Barbosa. Sou ex-professor de filosofia do
ensino médio estadual de MG. Fiz licenciatura em filosofia na UFMG.
Passei 5 anos lecionando (2000/2005). Adoro aprender e ensinar, mas,
infelizmente, a maioria dos alunos não respeitava nem os professores
de português e matemática (que lecionam mais aulas/turma por
semana), quanto mais os professores de outras disciplinas.
A
violência contra os professores e a indisciplina dos alunos estava
insuportável. Dentro de todas as salas de aula no ensino médio
sempre tinham alguns alunos envolvidos com o tráfico de drogas que
todos os professores tinham medo. Muitos professores tiveram seus
carros riscados, pneus esvaziados, foram xingados, ameaçados e até
agredidos fisicamente.
Por
exemplo, em 2004, uma vice-diretora foi apedrejada por um grupo de
adolescentes ao sair de uma escola estadual na região metropolitana
de BH/MG, porque estes adolescentes pensaram que foi ela que havia
chamado a polícia que havia dado uma revista nestes adolescentes
minutos antes na rua da escola.
No
final do ano, éramos subliminarmente obrigados a aprovar vários
alunos que se fossem feitas avaliações sérias, rigorosas,
individuais e sem consulta a maioria não seria aprovada. A pedagogia
ESQUERDISTA (Escola Plural do Partido dos Trabalhadores baseada em
ciclos e notas conceituais – letras e não números, etc) criou
várias formas de facilitar a aprovação dos alunos: trabalhos e
provas em grupo e com consultas, várias recuperações durante o ano
e outras atividades só para facilitar ao máximo o aluno ser
aprovado, mas sem realmente o devido mérito!
Por
isto, muitos alunos foram aprovados apenas para melhorar,
ARTIFICIALMENTE e de forma ILUSÓRIA, as estatísticas dos governos
(municipais, estaduais e federal, principalmente no ensino médio)
em relação à educação pública no Brasil. Porém a verdade é
uma só: a maioria dos alunos e alunas aprovadas NÃO dominava
realmente a maior parte dos conteúdos principais de cada matéria.
A
educação pública estava e ainda está um caos principalmente,
porque o ESQUERDISMO "empoderou demais" as crianças e adolescentes
valorizando enormemente os direitos e desvalorizando os deveres.
Junto a isto, somou-se a saída das mães para trabalharem fora de
casa deixando seus filhos e filhas livres em casa e sem uma educação
moral rígida como antigamente. O liberalismo ético dentro da
educação das famílias brasileiras acabou tornando-se algo mais
comum a partir dos anos 80/90 do século XX chegando ao extremo do
absurdo de hoje muitos (as) filhos (as) mandar em seus pais!
Vejam
o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que trata TODOS os
menores (incluindo os infratores) como VÍTIMAS e não responsáveis
pelos seus atos imorais, infracionais, delituosos e criminosos! E a
lei da palmada que proíbe os pais de castigarem, moderada e
fisicamente, seus filhos para educá-los? Isto é uma tremenda e
absurda intromissão do Estado/Governo brasileiro na vida privada e
familiar querendo impor suas crenças e valores ESQUERDISTAS,
desrespeitando as crenças e valores não ESQUERDISTAS!
Hoje,
uma das esperanças é saber que 93% da população brasileira é a
favor da redução da maioridade penal, ou seja, é a favor de leis
mais rígidas em relação aos menores praticantes de crimes!
Continuando nas escolas, muitos adolescentes, por exemplo, já foram
pegos fumando maconha e/ou usando drogas, agredindo colegas e
professores e NÃO foram expulsos das escolas! Por quê? Por causa de
novo do ESQUERDISMO nas leis jurídicas e na pedagogia (marxismo
cultural) que é muito tolerante com os alunos indisciplinados e com
baixos desempenhos nas notas!
Assim,
os professores perderam o respeito e a autoridade nas escolas
públicas civis ao mesmo tempo em que os menores eram SUPERPROTEGIDOS
pelas leis e por muitos pais e mães que em certos casos chegaram ao
extremo de juntar filhos, pais e mães para baterem nos professores!
Sem disciplina em casa e na família é praticamente impossível ter
disciplina nas escolas e, infelizmente, os professores e demais
educadores foram tolhidos desta autoridade!
Abandonei
o magistério por vários motivos (baixos salários, sem um bom plano
de carreira, sem respeito e sem valorização como profissional pela
sociedade como um todo, violência dos alunos e pais contra os
professores, indisciplina dos alunos e discordâncias filosóficas em
relação ao ESQUERDISMO na educação pública) e não pretendo
voltar, pois não vejo perspectivas de melhoras no curto e médio
prazo.
Confesso
que sou conservador e valorizo e respeito muito à hierarquia, à
disciplina rígida e os valores morais tradicionais. Não aceito
desrespeito de alunos juntamente com baixo desempenho de muitos! Não
aceito passar de ano alunos que merecem ser reprovados! Não aceito
não expulsar alunos que merecem ser expulsos!
Já
nestas escolas militares (veja
link da reportagem no final do texto),
vejo esperança, pois a disciplina, a ordem e o conhecimento são
princípios que parecem ser respeitados. Tudo na vida possui regras,
leis e limites. O progresso e o sucesso em tudo na vida só são
alcançados via ORDEM! Anarquia e liberdade total são pura utopia e
não funciona em lugar nenhum! Talvez se eu tivesse sido professor em
uma escola militar desde o início, eu estaria dando aula até hoje!
Adoro aprender e ensinar, mas SEM disciplina isto é impossível!
Chega de corrupção e incomPeTência! Chega de ESQUERDISMO nas
escolas e faculdades públicas brasileiras! Acabou a minha paciência!
90% é a favor da militarização das escolas públicas
90% é a favor da militarização das escolas públicas
#ForaDilma
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Observação:
escrevi este texto em
14/09/2015 como comentário à reportagem “Colégios militares
crescem em meio a polêmica sobre ensino” no jornal mineiro O
Tempo. http://www.otempo.com.br/cidades/colégios-militares-crescem-em-meio-a-polêmica-sobre-ensino-1.1111508
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