Redes Sociais

domingo, 11 de setembro de 2016

Altas taxas de juros são boas para os poupadores e investidores e ruins para os devedores

Infelizmente, a maioria das pessoas físicas no Brasil não possui educação financeira, tanto para consumir crédito quanto para investir. Isto explica um dos paradoxos com um dos princípios financeiros clássicos e que acontece em nosso país: taxas de juros altas estimula a poupança e reprime o consumo e taxa de juros baixa estimula o consumo e reprime a poupança.

Apesar disto, desde a criação da SELIC em 05/03/1999 (45% a.a.), a taxa de poupança interna de todos os agentes econômicos (famílias, empresas e governo) no Brasil é em torno de 16% do PIB, ou seja, 84% são destinados ao consumo e despesas corporativas e governamentais.

Contraditoriamente, com uma das maiores taxas de juros do mundo (já tivermos a maior do mundo), os brasileiros deveriam ser os maiores poupadores do mundo. Porém, devido a questões culturais e educacionais das famílias (além da má gestão financeira e corrupção de muitos governos), as cadernetas de poupança (mais popular investimento financeiro no Brasil) acabam servindo na prática apenas como uma extensão de “conta corrente”.
Contrariando novamente o clássico princípio das finanças, o Japão que possui uma das menores taxas de juros do mundo (entre 0% e 0,1%) é também um dos maiores poupadores do mundo, juntamente com os chineses.

Na China a taxa de juros é 6% a.a. e os cidadãos chineses poupam 51% do PIB. Esta alta taxa de poupança é que financia o alto crescimento chinês a mais de duas décadas.

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/09/pesquisa-mostra-que-consumidores-ignoram-quanto-pagam-de-juros.html
http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/credito/noticia/2570644/Mais-metade-populacao-brasileira-esta-endividada-diz-Boa-Vista
http://economia.estadao.com.br/blogs/radar-economico/mailson-o-drama-da-baixa-poupanca-interna-do-brasil/
http://economia.estadao.com.br/blogs/celso-ming/nanico-em-poupanca/
http://cbn.globoradio.globo.com/programas/jornal-da-cbn/2012/09/02/BAIXAS-TAXAS-DE-POUPANCA-INTERNA-E-DE-INVESTIMENTO-NAO-PERMITEM-CRESCIMENTO-SUSTENTADO.htm
http://www.bcb.gov.br/Pec/Copom/Port/taxaSelic.asp
http://exame.abril.com.br/economia/noticias/juros-para-familias-e-empresas-atingem-menor-patamar

Texto publicado em 27/09/2012 na fan page https://www.facebook.com/idecbr/

Nenhum comentário:

Postar um comentário