Redes Sociais

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

As utopias dos socialistas: carta a um jovem sonhador bem intencionado, mas ingênuo

Caro jovem sonhador,

Estude muito, mas muito mesmo antes de escrever ou dizer ou executar comportamentos radicais e extremos relacionados aos conceitos e atitudes como "revolução", “luta de classes", “reforma agrária”, "estatização absoluta da economia”, "ditadura do proletariado”, "alienação" e outros conceitos presentes nas doutrinas socialistas e comunistas, desde antes a Karl Marx.

Existem muitas interpretações da obra deste sonhador e idealista filósofo social. Existem muitas limitações e contradições também, tanto nos aspectos teóricos quanto práticos, quanto científicos, metodológicos, comportamentais, individuais, sociais, etc.

Analisar com muita profundidade a política, a economia, a psicologia, o direito, a administração, as ciências contábeis e todas as demais ciências e tecnologias relacionadas ao ser humano é extremamente complexo e trabalhoso, mas esclarece muito o entendimento da realidade.

Cada pessoa possui o direito de ter suas opiniões, mas sempre existem opiniões mais elaboradas do que outras. Também, existem diferenças entre opiniões, senso comum e teorias filosóficas e científicas mais racionais. Assim, geralmente os leigos em determinados assuntos ou temas possuem opiniões muito limitadas e superficiais.

Logo, quem já estudou muito e já fez até faculdade de economia, ciência política, filosofia, administração, direito, ciências contábeis, psicologia, entre outras e já analisou com mais cuidado e mais profundidade analítica, tem uma consciência mais realista dos problemas teóricos e práticos relacionados à política e a economia como um todo, das ideologias de esquerda e direita, das contradições e limitações dos políticos de qualquer partido, a psicologia do ser humano e dos políticos, dos ativistas políticos, dos sindicalistas, dos movimentos sociais, dos empresários, dos intelectuais, etc.

Compreendo seus ideais de melhorar a sociedade e a vida de muitas pessoas, mas a sua pessoa assim como muitas outras precisam estudar muito, mas muito mesmo, pois estes conteúdos são extremamente complexos para emissões de meras opiniões e palavras de ordem de fundo mais emocional do que racional.

O anarquismo é uma filosofia política ingênua, pois se baseia em uma natureza humana idealista, onde todos seriam praticamente "santos e anjos", pois não seriam necessários a polícia e o poder do Estado para organizar a sociedade. A vida em sociedades humanas, assim como nas sociedades animais (vejam estudos em psicologia comparada, comportamental animal, fundamentos biológicos do comportamento humano, sociobiologia e outras interfaces entre ciências humanas, sociais, biológicas e exatas), não é nenhum "paraíso, mas também não é o inferno". Logo, liberdade absoluta como os anarquistas sonham é pura utopia. Infelizmente, eles não compreenderam o conceito de liberdade relativa.

O "socialismo científico" de Karl Marx não tem nada de científico. Ele apenas utilizou a expressão "científico" para dar um aspecto de mais racionalidade a sua teoria em relação aos chamados socialistas "utópicos”. Na realidade toda teoria socialista e comunista é utópica, pois tanto as críticas ao sistema político-econômico real existente no passado e no presente quanto às soluções apresentadas pelos socialistas, comunistas e outros marxistas não são tão científicas e racionais como deveriam ser os comportamentos mais inteligentes.

Karl Marx era filho de um advogado e mais tarde foi jornalista. Aprendeu a lidar razoavelmente bem com as palavras, criou conceitos "fictícios”, "fantasiosos”, "literários”, ou seja, uma obra de ficção sem muita base na realidade e era ruim com os números, a matemática, a economia, a administração, a contabilidade e a psicologia. Era um sujeito perdulário, endividado, abandonou um filho biológico e foi um mau gestor de suas finanças pessoais e familiares, sendo sustentado por Engles (que foi o seu "Estado provedor, paternalista e assistencialista") desde que o este o conheceu até sua morte.

Como dar crédito a sua filosofia política, econômica e social, se ele, na prática, era um péssimo administrador das suas próprias finanças pessoais e familiares? Seus comentários e críticas ao sistema capitalista do seu contexto possuem uma validade bem limitada e parcial para a época. Para nosso contexto atual, sua validade é mais limitada ainda. Já suas soluções teóricas apresentadas já eram muito limitadas, contraditórias, parciais, utópicas, ingênuas e juvenis para o século XIX. Imagine para o século XXI e posteriores?

E seus seguidores, muitos bem intencionados, mas ingênuos e pouco desenvolvidos cognitivamente no sentido lógico-matemático e psicológico, idolatram o socialismo e o comunismo como se fossem uma religião ou seita inquestionável, cheio de dogmas políticos e ideológicos utópicos.

Quando jovem, já fui um simples e moderado simpatizante (não um seguidor e ativista fanático) de algumas idéias e teorias socialistas. Mas com o tempo e muitas análises tomei consciência das limitações e contradições teóricas e práticas do socialismo e do comunismo.

Assim, caro jovem idealista político, estude muito e não parta para a luta armada. Faça uma faculdade de economia ou administração ou ciências contábeis primeiro antes de estudar Filosofia, Psicologia, Psiquiatria, Ciência política, Direito, Sociologia, Antropologia, História, Jornalismo e outras ciências humanas e sociais.

Estude mais sobre empreendedorismo, educação financeira e seja mais pró-ativo na sua vida como um todo, procurando individualmente melhorar a sua vida e da sua família, via uma boa gestão financeira individual e familiar primeiro para depois pensar e agir com mais racionalidade econômica dentro das empresas, dos governos, dos sindicatos, das Ongn’s, Ocip’s, cooperativas, etc.

Não seja passivo e não fique só esperando ajuda do "papai estado". O governo deve fazer sua parte, mas cada pessoa também deve fazer a sua parte para o seu próprio desenvolvimento econômico, profissional, intelectual, etc. Não seja um cidadão que apenas reclama de tudo e todos, deitado na rede e/ou sentado na poltrona vendo TV e/ou ouvindo rádio e/ou na internet. Seja mais um empreendedor da sua própria vida.

Não seja apenas mais uma pessoa preguiçosa e acomodada que só exige direitos e não é muito exigente no cumprimento dos seus próprios deveres. Que só deseja benefícios, mas que esquece e/ou não gosta de pagar os custos.

Estude, estude, estude, estude, estude e estude cada vez mais. Faça mais de uma faculdade e busque o conhecimento para compreender a realidade da forma mais inteligente e racional possível. Não seja mais um cidadão comum e leigo que emite opiniões sobre tudo de forma muito limitada e superficial. Procure desenvolver cada vez mais seu intelecto.

Cuidado com todos os fanatismos, incluindo os fanatismos políticos, pois todos eles não são muito inteligentes devido a uma grande carga emocional e menor racionalidade lógica, científica e técnica.

Estudar nunca é demais.

Atenciosamente,

José Carlos Lobo Barbosa.

Obs: este texto foi escrito em 05/01/2011. Sugiro ler a "Nota de Esclarecimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário